Esta postagem é do site https://jg40graus.com
por Joaquim Gomes
domingo, 7 de abril de 2013 às 16:15
PARA SER JORNALISTA NÃO PRECISA TER DIPLOMA, BASTA TER ÉTICA
Hígor Silva
É rotineira as indagações e os questionamentos sobre a volta da obrigatoriedade do diploma para o execício da profissão de jornalista. No caso, se supostamente hoje o STF aprovasse esta obrigação, milhares de portais e blogs poderiam ser extintos ou fechados, um dos atingidos seria o próprio jg40graus, grandes jornalistas como o Ricardo Boechat, da Bandeirantes também seriam alvos, caso necessariamente esta obrigação valesse ao pé da letra.
Grandes empresas de comunicação exigem que seus profissionais sejam de fato diplomados outras exigem até que os mesmos venham de determinadas instituições de ensino, com o fim da obrigatoriedade de diploma e M.T.E, para exercer a profissão jornalista, os cursos de comunicação em algumas universidades obtiveram um certo declínio, pois bem, o mercado também fechou-se, um pouco, principalmente em nosso estado.
O Jornalismo regional e municipal na internet cresce a “velocidade da luz” por todo o Brasil, até o gigante “G1″, se rendeu ao novo “nicho” da informação, abrindo filiais em diversas capitais e cidades brasileiras com o apoio das afiliadas da Rede Globo. A Maior prova disto se dá pelo crescimento da internet em locais onde a mesma nem sonhava em habitar. Em número de usuários, hoje o Brasil só perde para os Estados Unidos, China e Japão, são 50,7 milhões de usuários que acessam regularmente a Internet no Brasil, estimasse que até 2015 a audiência da internet superará as da TV e do Rádio.
Enfim, entramos em um assunto diferente de nosso foco, que seria para tratar sobre o jornalismo, e principalmente o informal, neste dia 7 de abril de 2013, data a qual este post foi escrito, comemorasse no Brasil o Dia Nacional do Jornalista. O jg40graus levanta a bandeira do jornalismo regional e independente, sem amarras e sem a obrigação de diploma, pois já dizia Claúdio Abramo, “O Jornalismo é tudo, antes de tudo, a prática diária da inteligência, e o exercício cotidiano do caráter”. Está na hora das grandes empresas de comunicação enxergar, o caráter, a ética e a credibilidade de seus profissionais, antes do registro M.T.E e de seus quatro anos em uma faculdade. A Todos os companheiros de trabalho, colegas, amigos diplomados ou não, um feliz dia.
FONTE:https://jg40graus.com